Um pouco da minha trajetória...
Eu me chamo Patricia Okamoto, mas a maioria das pessoas me chama de Patty. Nasci na cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo. Sou descendente de japoneses (sansei) e resido no Japão há 30 anos.
Sou esposa e mãe, abençoada com dois filhos maravilhosos e um marido excepisional. Minha família sempre esteve ao meu lado, oferecendo um apoio incondicional que é um verdadeiro presente.
A minha paixão pela confeitaria começou bem cedo, na adolescência com 13 anos. Eu estava ainda no Brasil, longe dos meus pais, que vieram primeiro para trabalhar no Japão como dekaseguis, tentei recriar um bolo que minha mãe havia feito no meu aniversário de 5 anos, em um momento que marcou minha infância.
Mas quando fui replicar o bolo, só pude faze-lo conforme as lembranças do sabor que eu tinha, pois naquela época nem existia celular e nem internet. Meus pais não tinham um telefone de contato para que eu pudesse pedir a receita pra minha mãe.
Naquela época, não havia meios de entrar em contato com minha mãe para pedir a receita ou alguma dica, então tive que confiar nas minhas lembranças do sabor e na minha intuição. Com determinação, graças a Deus cheguei perto do resultado esperado. Levei o bolo em uma festa da igreja e a alegria estampada no rosto das pessoas ao saboreá-lo foi um momento que tocou profundamente o meu coração. Foi ali que descobri o poder que a confeitaria possui em criar momentos de felicidade e prazer, mesmo em uma mesa simples do chá da tarde ou em um lindo jantar especial.
Desde então, tenho buscado inspiração em grandes mestres da Pâtisserie e Chocolaterie francesas, mesclando técnicas americanas, japonesas e com técnicas e elementos da nossa rica cultura brasileira. Admiro a dedicação e o talento desses chefs em criar doces que não apenas encantam os nossos olhos, mas também proporcionam experiências gustativas únicas e memoráveis.
Criar e elaborar novas receitas é uma verdadeira paixão para mim. É uma forma de me expressar, onde posso transmitir emoções e carinho através dos sabores. Cada doce que crio tem um pedacinho do meu coração, e é uma alegria poder compartilhar essas criações com as pessoas, proporcionando momentos doces e especiais em suas vidas.
Acredito que como profissionais, devemos a cada dia superar a nós mesmos e realizar cada tarefa com amor e dedicação.
Na verdade, o nosso maior concorrente de amanhã é o nosso "eu" de hoje. É um constante desafio evoluir, crescer e nos tornarmos melhores a cada dia.
Acima de tudo, é Deus quem nos capacita e nos presenteia com dons e talentos. Ele é a fonte de inspiração e força que nos impulsiona.
No entanto, o conhecimento é algo que nós buscamos, é a nossa responsabilidade correr atrás e conquistá-lo.
Com gratidão em nossos corações, vamos em busca do crescimento pessoal e profissional, sempre lembrando que é através do amor e da busca constante pelo conhecimento que nos tornamos verdadeiros profissionais.
Alguns dos cursos dos quais também participei foram:
Cursos na Chocolate Academy da Callebaut com a Chef Nina Tarasova, na L'ecole Valrhona com o Chef francês Fabrice David (diretor geral da L'ecole Valrhona Japan) e com o Chef Daisuke Anzai (que foi chef chocolatier na confeitaria estrelada do Chef Joel Robuchon em Tokyo), e na Le Cordon Bleu, todos em Tokyo.