top of page
IMG_2023-6-6-181057.PNG

Um pouco da minha trajetória...

    Meu nome é Patricia Okamoto, mas quase todos me chamam de Patty. Nasci no dia 31 de dezembro de 1978 na cidade de Campinas, interior de São Paulo, sou sansei e moro no Japão há quase 30 anos.

     Sou esposa e mãe, tenho dois lindos filhos e minha família sempre me apoiou e creio que sou muito abençoada também por isso.

    Minha paixão por fazer doces começou na minha adolescência. Aos 13 anos de idade quando estava vivendo longe dos meus pais, pois eles estavam como dekasegui morando e trabalhando no Japão já a quase 2 anos, tentei replicar um bolo que minha mãe havia feito no meu aniversário de 5 anos que marcou muito a minha infância, quando morávamos em Rondônia onde tive uma infância bem difícil e traumática.

    Mas quando fui replicar o bolo, só pude faze-lo conforme as lembranças do sabor que eu tinha, pois naquela época nem existia celular e nem internet. Meus pais não tinham um telefone de contato para que eu pudesse pedir a receita pra minha mãe. 

   Graças a Deus e a minha memória afetiva consegui chegar perto do esperado.  Levei o bolo para uma festa dos jovens da Igreja e o sucesso foi tanto que a alegria de ver as pessoas saboreando um doce e se sentindo feliz, foi algo que encheu o meu coração e acabei descobrindo minha paixão pela confeitaria e que era possível produzir momentos de alegria e prazer com um simples doce feito por uma adolescente.

  

     As minhas maiores inspirações vem dos Pâtissières e Chocolatières franceses, apesar de aplicar muitas técnicas americanas e com certeza da nossa cultura brasileira também.       

     Admiro as técnicas e a dedicação de como cada chef cria seus doces, além de encantar as pessoas com o visual. É no sabor que você consegue deixar aquele momento especial e inesquecível.

    Por isso amo muito criar e elaborar novas receitas.

   

   Creio que o profissional deve se superar a cada dia e realizar tudo com muito amor.

 Na verdade o seu maior concorrente de amanhã,

é o seu “eu” de hoje. 

  Em tudo, quem nos capacita e nos presenteia

com dons e talentos, é Deus. 

No entanto, o conhecimento, somos nós que corremos atrás para conquista-lo.

Alguns dos cursos que também fui aluna...  

Cursos na Chocolate Academy da Callebaut com a Chef Nina Tarasova, na L'ecole Valrhona com Chef francês Fabrice David (diretor geral da L'ecole Valrhona Japan e com o Chef Daisuke Anzai (foi chef chocolatier da confeitaria estrelada do Chef Joel Robuchon em Tokyo)  e na Le Cordon Bleu, todas em Tokyo.